Dia 20 de Janeiro – Visita de José Fanha

No âmbito do Projecto a Ler+ e no do programa de divulgação do livro e da leitura, convidámos o escritor e poeta José Fanha.
Perante a presença de alunos do 2º Ciclo, José Fanha revelou-se um excelente contador de histórias, disse poemas da sua autoria e de outros poetas portugueses e leu excertos do seu livro “Diário Inventado de um Menino Crescido”.
A sua presença, a ternura com que se dirige às crianças, a sensibilidade na escolha dos textos/poemas que leu/disse,encantaram e cativaram os alunos e professores presentes. Foi enorme o envolvimento de ambas as partes e momentos houve em que o humor, o riso, a emoção se misturaram, dando espaço a um convívio que dificilmente se apagará da memória de todos. Para os menos sensíveis ao prazer do sabor da palavra e da poesia, após a intervençao de José Fanha, estamos certos de que terão mudado de opinião. Ter-se-ão questionado – Afinal é isto a poesia? A poesia é linda e pode ser divertida.

Ao longo da sessão com os alunos, J. Fanha não perdeu a oportunidade de mostrar a paixão que nutre pelas Bibliotecas e pelo papel que as mesmas representam na formação das pessoas, combatendo a ignorância generalizada, o que as impede de se tornarem cidadãos activos na luta pelos seus direitos essenciais, contra a prepotência do poder instalado.

No entanto, J. Fanha também se surpreendeu com alguns momentos com que os alunos o presentearam.

Foi surpreendido com um “rap”, apresentado por alunos, sobre o poema “E todos nós erámos Zés”, com arranjo musical do Professor Emanuel Moura; uma leitura coral do 5ºH centrada numa passagem do livro “O Dia em que a Mata Ardeu”; a leitura de quadras que resumiam sete capítulos do livro ” A Porta”, da autoria de Margarida Infante do 6ºH. Surgiram ainda perguntas ao escritor, cujas respostas satisfizeram e deslumbraram a curiosidade dos alunos.
Só nos resta agradecer ao poeta José Fanha os deliciosos momentos que proporcionou aos nossos jovens.
Ao Professor Emanuel Moura um agradecimento muito especial.

Deixe um comentário